quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Apartheid, a divisão racial

Protesto contra o Apartheid

Você já ouvi falar do Apartheid?

Apartheid cujo significado é ''vidas separadas'' foi um ocorrido muito triste na história da humanidade, onde brancos eram separados por negros e tinham uma política racial implantada. Os brancos eram os únicos com direito a voto, tinham todo o poder político e econômico na áfrica.

A política de segregação racial foi posta em 1948, com a chegada do Novo Partido Nacional (NNP) ao poder. O apartheid não permitiam negros se misturarem com os brancos, negros não podiam ir às urnas, era restrito os locais onde os negros podiam comprar terrenos, em locais públicos tinham bebedouros dos brancos separados dos negros, ocorreu um confinamento geográfico.

A oposição mais calorosa que teve no apartheid foi na década de 1950, quando o congresso nacional Africano (CNA), uma organização negra fez uma desobediência civil . Em 1960, a policia matou 67 negros que participavam de uma manifestação, e isto foi o estopim para tudo. O massacre de Sharpellive como ficou conhecido, teve protestos em todo o mundo. Como consequência, a CNA foi declarada ilegal e seu líder Nelson Mandela teve sua prisão perpétua decretada.

Com o fim do império Português na África, houve uma queda da minoria branca, diminuindo o poder. Com a posse de Frederick de Klerk na previdência, em 1989, ocorreram várias mudanças. Mandela foi libertado, Klerk revogou as leis raciais, ambos ganharam o prêmio nobel da paz, Mandela foi eleito presidente da África do Sul, o parlamento aprovou a lei de Direitos sobre a terra, restituindo propriedades às familias negras atingidas pela lei de 1913, que destinou 87% do território à minoria branca.

Fontes :
http://www.infoescola.com/historia/apartheid/
http://www.brasilescola.com/geografia/apartheid.htm
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/apartheid.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário