quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Iluminismo

Iluminismo

Iluminismo se refere à razão (luz), a capacidade humana de conhecer, compreender e julgar. Apesar das diferenças e até das contradições entre as idéias dos pensadores iluministas, eles tinham o princípio básico de confiar na razão como instrumento capaz de promover crítica das questões que envolviam a sociedade e a natureza.

De modo geral, esses pensadores defendiam a liberdade de expressão, a educação do povo, a igualdade jurídica, a divisão de poderes dentro do estado e governos representativos. Acreditavam que esses elementos eram essenciais para a edificação de uma sociedade mais justa e para a felicidade do ser humano.
Libertar o homem de certas ''algemas'' que o prendiam parecia ser o objetivo de muitos pensadores iluministas. Eles consideravam como algemas elementos como: o tradicionalismo religioso medieval; as práticas supersticiosas e o poder da magia; a divisão social dos homens baseada numa hierarquia de estratos estabelecida pelo nascimento etc.

John Locke foi considerado o pai do iluminismo e em sua principal obra, Ensaio sobre o entendimento humano, afirma que nossa mente é como uma tábula rasa, sem nenhuma ideia. Todo o conhecimento é adquirido por meio dos sentidos (empirismo), e depois, desenvolvido pelo esforço da razão.
Locke condenou o absolutismo monárquico, defendendo a liberdade dos cidadãos, ou seja, a tolerância religiosa e a liberdade política.

Em suma, os iluministas buscam o novo conhecimento, uma nova ideia, queriam dar liberdades e tirar as ''algemas''  de tradicionalista medieval, tirar o povo da eterna ignorância, da escuridão e dar a luz, o conhecimento e a verdade sobre a vida.

Fonte:
Livro História Global de Gilberto Cotrim, Capítulo 29, página 267.

Fim da União Soviética

Fim da União Soviética

A queda do governo de Stalin trouxe à tona uma série de transformações que abriu portas para o fim da centralização política promovida pelo stalinismo. No governo de Nikita kruschev, várias das práticas corruptas e criminosas do regime stalanista foram denunciadas. Depois de seu governo, Leonid Brjnev firmou-se frente a URSS de 1964 a 1982. Depois desse período, Andropv e Konstantin Chernenko assumiram o governo Russo.

Nesse período, os problemas gerados pela burocratização do governo soviético foram piorano a situação social, política e econômica do país. O fechamento do país para as nações não socialistas, forçou a União Soviética a sofrer um processo de atraso econômico que deixou a indústria Soviética em situação de atraso.
A população que tinha acesso ao ensino superior, percebeu que o projeto socialista começou rui, as promessas de prosperidade e igualdade, propagandeadas pelos veículos de comunicação estatais, fazia contraste com os privilégios a uma classe que vivia à custa da riqueza controlada pelo governo. Esse grupo privilegiado chamado de Momenklatura, defendia a manutenção do sistema uni partidário e a centralização dos poderes políticos.

No ano de 1985, o estadista Mikhail Gorbachev assumiu o controle do partido comunista Soviético com idéias inovadoras. Entre suas maiores metas governamentais, Gorbachev empreendeu duas medidas:
- Perestroika (reestruturação) : Visava modernizar a economia Russa com a adoção de medidas que diminui a participação do estado na economia.
- Glasnot (transparência) : Tinha como objetivo abrandar o poder de intromissão do governo nas questões civis.

A ação renovadora de Mikhail Gorbachev criou uma cisão politica no interior da união Soviética. Em contrapartida, um grupo de liberais, liderados por Boris Letsin defendia o aprofundamento das mudanças com a promoção da economia de mercado e a privatização do setor industrial Russo em agosto de 1991, um grupo de militares tentou da um golpe político sitiando com tanques a cidade de Moscou.
O insucesso do golpe militar abriu portas para que os liberais tomassem o poder, temendo maiores agitações políticas na Rússia, as nações que compunham a União Soviética começaram a exigir a autonomia politica de seus territórios. Letônia, Estônia e Lituânia foram os primeiros países a declararem sua independência no final daquele mesmo ano, a União Soviética somente contava com a integração do Cazaquistão e do Turcomenistão.

No ano de 1922, o governo foi passado para as mãos de Boris Letsin. Mesmo implementando diversas medidas modernizantes, o governo Letsin foi marcado por crise inflacionárias que colocavam o futuro da Rússia em questão. No ano de 1988 a crise econômica Russa atingiu patamares alarmantes, sem condições de governar, doente e sofrendo com alcoolismo, Boris Letsin renunciou ao governo e somente a partir de 1999, com a valorização do petróleo no governo de Vladimir, a Rússia deu sinais de recuperação.
Fontes Professor Rainer Sousa

Israel contra Palestina

Israel contra Palestina

será que um dia possa acabar esta guerra que é conhecida desde que o mundo é mundo?

Em 1987, durante o primeiro encontro sionista, a terra santa, em jerusalém, de onde foram expulsos pelos romanos no século III d.c, imediatamente teve inicio a imigração para a Palestina, que era o nome da região no final do século XIX.

Durante a segunda Guerra Mundial, o fluxo de imigrantes aumentou drasticamente porque milhões de judeus se dirigiram à palestina fugindo das perseguições dos nazistas na Europa. Em 1947, a ONU propôs a criação de um ''estado duplo''. O território seria dividido em dois estados, um Árabe e outro Judeu, com Jerusalém com ''enclave internacional''. Os Árabes não aceitaram a proposta.

Em 1987 aconteceu a primeira intifada, quando milhares de jovens saíram as ruas para protestar a ocupação considerada ilegal pela ONU.  Os israelenses atiraram e mataram crianças que jogavam pedras nos tanques, provocando indignação na comunidade internacional. A segunda intifada teve inicio em 2000, após o primeiro ministro israelense, Ariel Shoron, ter caminhado nas cercanas da mesquita de al aqsa, considerada sagrada perante os muçulmanos e também judeus.

Atualmente, o Israel permanece nos territórios ocupados e se nega a obedecer a resolução 242 da ONU, que briga o país a se retirar de todas as regiões conquistadas durante a guerra dos seis dias. Apesar das negociações, uma campanha de atentado e boicotes de palestinos, que se negam a reconhecer o estado de Israel, e israelenses, que não querem devolver os territórios conquistados, não permite que a paz se concretize na região.

Em suma, tudo envolve ideologias, uns não conseguem conviver com os outros pela questão de religiões e pensamentos, Israel vive em constante guerra na faixa de gaza, se negam a obedecer a resolução da ONU que obriga à se retirar das regiões conquistadas durante a guerra, e pelo visto não irá parar com todo esse alarido.

Fonte:
Brasilescola.com.br

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Apartheid, a divisão racial

Protesto contra o Apartheid

Você já ouvi falar do Apartheid?

Apartheid cujo significado é ''vidas separadas'' foi um ocorrido muito triste na história da humanidade, onde brancos eram separados por negros e tinham uma política racial implantada. Os brancos eram os únicos com direito a voto, tinham todo o poder político e econômico na áfrica.

A política de segregação racial foi posta em 1948, com a chegada do Novo Partido Nacional (NNP) ao poder. O apartheid não permitiam negros se misturarem com os brancos, negros não podiam ir às urnas, era restrito os locais onde os negros podiam comprar terrenos, em locais públicos tinham bebedouros dos brancos separados dos negros, ocorreu um confinamento geográfico.

A oposição mais calorosa que teve no apartheid foi na década de 1950, quando o congresso nacional Africano (CNA), uma organização negra fez uma desobediência civil . Em 1960, a policia matou 67 negros que participavam de uma manifestação, e isto foi o estopim para tudo. O massacre de Sharpellive como ficou conhecido, teve protestos em todo o mundo. Como consequência, a CNA foi declarada ilegal e seu líder Nelson Mandela teve sua prisão perpétua decretada.

Com o fim do império Português na África, houve uma queda da minoria branca, diminuindo o poder. Com a posse de Frederick de Klerk na previdência, em 1989, ocorreram várias mudanças. Mandela foi libertado, Klerk revogou as leis raciais, ambos ganharam o prêmio nobel da paz, Mandela foi eleito presidente da África do Sul, o parlamento aprovou a lei de Direitos sobre a terra, restituindo propriedades às familias negras atingidas pela lei de 1913, que destinou 87% do território à minoria branca.

Fontes :
http://www.infoescola.com/historia/apartheid/
http://www.brasilescola.com/geografia/apartheid.htm
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/apartheid.htm