Se você pensa assim está totalmente equivocado, a subcultura Skinhead vem sendo globalizada e sendo atacada pela mídia, por pessoas com ideologias erradas, os Boneheads (palavra de origem inglesa cujo significado é '' pessoa estúpida''). Nazistas, racistas, que ainda por cima se dizem nacionalistas. Uma cultura totalmente diferente da Skin mas somente pela vestimenta faz com que gere está confusão.
Essa subcultura surgiu de jovens da classe operária na década de 1960, seus estilos tem influência dos rude boys jamaicanos que imigraram para Inglaterra nesta época, trazendo seu estilo de vida, de se vestir e gosto musicais com mistura dos mods ingleses.
Rude boys eram jovens jamaicanos, por muitos considerados delinquentes. Usavam chapéus, suspensórios e calças inspiradas em filme de gângster norte-americanos.
Mods eram jovens de classe média, que adoravam tudo de mais moderno, vestiam ternos ajustados, parkas (influência do militarismo). O simbolismo mod foi inspirado na força aérea britânica, já os Hard mods, foram a versão cujo jovens eram de origens pobres, que acabaram gerando os Skinsheads.
O estilo skin é coturno, suspensório, gosto pelas músicas de estilo ska, reggae, hardcore, punk rock entre outros, e ligação com futebol. E por essa ligação, acabou gerando os Hooliganismo, onde alguns Skinheads participavam destas brigas armadas em estádios e fora deles dando impressão de que todos eram violentos e criando assim um certo preconceito.
Os jovens Nazistas se identificaram com o estilo limpo, patriota e as origens operárias dos SkinHeads, adicionando seus ideais xenofóbicos e racistas, dividindo negros e brancos. E foi assim que dividiu completamente a subcultura de seu projeto de início, fazendo com que skinsheads fossem vistos como nazistas e até hoje continuam sofrendo preconceitos sem ao menos saberem a real ideologia skin, e como se desenvolveram.
No brasil os primeiros skins se originaram dos punks em 1980, o movimento punk era de grandes proporções, com classes trabalhadoras lutando pelos seus direitos, mas com seus estilos ousados acabavam, que alguns perdiam o foco e acabavam indo para ''bagunçar'', gerar confusão, violências, e muitos até usavam drogas em festas que os mesmos sempre faziam. E foi desta situações que surgiu os ''carecas do subúrbio'' (um dos primeiros grupos de ideologia skin) pois eles queriam algo sério, não perder o foco como muitos estavam fazendo.
Os verdadeiros Skin são anti racismo, nazismo, todos tipos de preconceitos, não se iluda com que a mídia diz, não pode ter dúvidas sobre algo e sim certeza, sempre pesquise para não sofrer alienação que a mídia faz. Toda cultura sendo ela subcultura ou não tem que ser respeitada, caso ela seja de boa-fé, a cultura neonazista tem que ser repreendida, não importa a cor da pele, classe social, ou seu estilo de viver, temos que respeitar uns aos outros.
Kauê Martins
Fontes:
http://o-que-significa.com/bonehead/
http://alienagratia.wordpress.com/2011/05/22/a-real-historia-dos-skinheads/
http://www.brasilescola.com/sociologia/skinheads.htm
http://cadencia-das-ruas.blogspot.com.br/2012/05/cultura-skinhead-anti-racismo-anti.html
http://skinheadculture.blogspot.com.br/2009/08/rude-boys.html
http://sharpfortaleza.blogspot.com.br/2008/11/sharp-skinheads-contra-o-preconceito.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário